Informações Renovação Matrículas

As Renovações de Matrículas (ano letivo 2020/2021), para todos os alunos de 1º ao 8º ano têm de ser realizadas no Portal das Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/ entre os dias 2 e 6 de julho de 2020.

Têm também de ser comunicadas via aplicação Forms disponível em https://forms.gle/uxdvWbGzktfkFhRo6.

Onde se efetua a renovação de matrícula em qualquer ano/nível de escolaridade?

A renovação de matrícula é apresentada online no Portal das Matrículas (portaldasmatrículas.edu.gov.pt).

Quando se efetua a renovação de matrícula no Ensino Básico?

Dos 2.º ao 12.º ano de escolaridade, até ao 3.º dia útil seguinte à situação escolar do/a aluno/a estar definida no estabelecimento de ensino frequentado pelo/a aluno/a.

Quando, onde e como se realiza a renovação de matrícula no ensino básico?

 Para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade a renovação de matrícula é eletrónica.

 Para os 5.º e 7.º anos de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é eletrónico e o/a encarregado/a de educação deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida. A escolha do estabelecimento de ensino está condicionada à existência de vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 11.º do Despacho Normativo.

Caso se verifique a impossibilidade de apresentar o pedido de matrícula por via eletrónica, o/a encarregado/a de educação pode, em alternativa, apresentar o pedido de matrícula presencialmente no agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas frequentadas pelo/a aluno/a no ano letivo anterior, devendo informar-se previamente das condições relativas ao atendimento presencial em vigor no estabelecimento de ensino em causa.

Informações Portal de Matrículas

A presente aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a jovens.

Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula ano letivo 2020/2021 consulte  as perguntas frequentes da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  • Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
  •  Cartão de Cidadão – Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)

           3.Chave Móvel Digital – Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Manual de Utilização Encarregados de Educação Portal de Matrículas

A Direção do Agrupamento de Escolas da Boa Água

Todas as dúvidas podem ser colocadas através do seguinte email : matriculas@aeboaagua.org.