Sobre nós

Quem somos

O Agrupamento de Escolas da Boa Água (AEBA) foi criado em julho de 2009, situando-se na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. Sendo o mais jovem do concelho, é frequentado por cerca de 1400 alunos, distribuídos por quatro estabelecimentos de ensino:

  • Escola Básica Integrada da Boa Água (Sede);
  • Escola Básica do 1º Ciclo nº 2 da Quinta do Conde;
  • Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância do Pinhal de General;
  • Jardim de Infância do Pinhal do General.
A comunidade educativa e as famílias

O AEBA inclui a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada da Boa Água (APABIBA) e a Associação de Pais dos Alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Pinhal do General (APEPG), que articulam e dinamizam atividades nas escolas, assumindo um papel importante na vida da comunidade educativa. Inclusivamente, a APABIBA gere a oferta de atividades de tempos livres (ATL), que funciona nas instalações da escola sede.

Tendo em conta a caracterização do território educativo, verificam-se assimetrias que se refletem no agrupamento quanto ao nível socioeconómico e cultural dos alunos.

 

As atividades de complemento curricular

Considerando um currículo integrador que agrega todas as atividades e projetos do agrupamento e mobiliza competências e literacias diversas, o AEBA promove atividades de complemento curricular de índole cultural, artística, cívica e de inserção e participação na vida comunitária, de âmbito escolar, local, nacional e internacional, de entre as quais destacamos: Assembleia de Alunos, Assembleia Municipal de Jovens de Sesimbra, Desporto Escolar, Clube de Andebol Boa Água, Projeto Eco-Escolas, Clube Ciência Viva, Clube Europeu, Erasmus+, Orquestra Geração, Rock’Art e Clube de Teatro.

 

A Quinta do Conde

O AEBA situa-se na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal. Originária do loteamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente construção de moradias, a Quinta do Conde foi elevada a freguesia em 1985 e, dez anos depois, a vila. Continua a apresentar um crescimento demográfico acelerado (31,8%, segundo os Censos 2011), tendo cerca de 8.000 habitantes em 1991, 16.500 em 2001 e 30.000 atualmente. Este deve-se prioritariamente à vinda de população proveniente de outros concelhos, a fluxos migratórios de outros países, sobretudo do Brasil, e ao aumento da natalidade. É de realçar a percentagem de população mais jovem na freguesia, superior à média nacional (19,9% entre os 0 e os 14 anos; 10,6% entre os 15 e os 24 anos).

A Quinta do Conde continua a ter características urbanísticas de baixa volumetria. O setor comercial e a prestação de serviços constituem as atividades económicas predominantes que empregam os seus habitantes, servindo também de “dormitório” aos trabalhadores que se deslocam para a capital.