Agrupamento de Escolas da Boá Água distinguido com selo Milage Aprender+

https://www.sesimbra.pt/noticia-83/agrupamento-de-escolas-da-boa-agua-distinguido-com-selo-milage-aprender

O Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde,foi distinguido com Selo Escola MILAGE APRENDER+, atribuído pela Universidade do Algarve, entregue no dia 13 de janeiro de 2023.

O projeto MILAGE APRENDER+ distingue a nível nacional os Agrupamentos de Escolas que demonstraram um forte compromisso na promoção de ambientes de aprendizagem inovadores com recurso à App MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA.

Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE – MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.

O projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.

A missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital. Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.

Mais informações
https://milage.ualg.pt/?page_id=1176

Informação Greve 3 a 14 de Janeiro

Estando marcada uma Greve Nacional de Professores e Pessoal Não Docente entre os dias 3 e 14 de Janeiro de 2023 esclarece-se que:

  • Para salvaguarda da legislação e dos direitos laborais e garantindo as devidas condições de permanência em segurança, os alunos só deverão entrar no estabelecimento de ensino após a verificação da presença na escola do docente titular de turma.
  • Nos termos da lei, os trabalhadores em greve não poderão ser substituídos.
  • Alerta-se assim os Pais e Encarregados de Educação que poderão ocorrer nestes dias constrangimentos ao normal funcionamento das unidades escolares, ou mesmo o seu encerramento.

Adiamento do Corta-Mato Escolar

Avisam-se todos os alunos e Encarregados de Educação interessados, que o Corta-Mato Escolar, marcado para amanhã, dia 16 de dezembro, será adiado para dia 6 de janeiro de 2023, no mesmo horário, por não estarem reunidas as condições necessárias à sua realização amanhã.

 Informamos ainda que a autorização de participação se mantém válidas para o dia 6 de janeiro.

Informação

Estando marcada uma Greve Nacional de Professores para os dias 9,12,13,14,15,e 16 de Dezembro de 2022 esclarece-se que:

  • Para salvaguarda da legislação e dos direitos laborais e garantindo as devidas condições de permanência em segurança, os alunos só deverão entrar no estabelecimento de ensino após a verificação da presença na escola do docente titular de turma.
  • Nos termos da lei, os trabalhadores em greve não poderão ser substituídos.
  • Alerta-se assim os Pais e Encarregados de Educação que poderão ocorrer nestes dias constrangimentos ao normal funcionamento das unidades escolares, ou mesmo o seu encerramento.

Corta Mato Escolar 2022

O Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas da Boa Água irá realizar-se no próximo dia 16 de dezembro, conta com a participação das turmas dos 3.º e 4.º ano das escolas do agrupamento e dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

As diferentes provas vão realizar-se no Pinhal do Bairro Social da Quinta do Conde, terreno próximo à escola Básica Integrada da Boa Água (junto ao campo sintético).

Esta competição tem início previsto para as 9h45m e decorrerá ao longo de toda a manhã.

Conhecer a Finlândia profunda – 2

Os professores Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos e Sandra Silva continuam a sua formação Erasmus+ “Student-centered learning and 21st century skills”.

O quinto dia foi dedicado à visita à Vesala Comprehensive School, nos arredores de Helsínquia, uma escola com a particularidade de possuir 40% de alunos cuja língua materna não é o finlandês. Os visitantes puderam verificar os desafios de integração que estes alunos colocam – integração linguística e social – assim como as formas como se vão vencendo.

Após a visita, os professores partiram à descoberta de mais alguns locais de Helsínquia, destacando-se a ilha de Suonmelinna.

Os últimos dias destinaram-se a workshops sobre ferramentas tecnológicas e à escola de sonho, ao jantar de encerramento, ao balanço do curso e à cerimónia de entregas dos certificados.

Deep delving into Finland – part 2

Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos and Sandra Silva continue their Erasmus+ teacher training course “Student-centered learning and 21st century skills”.

Day 5 was dedicated to visiting Vesala Comprehensive School, in the outskirts of Helsinki. In this school, about 40% of students don’t speak Finnish as their mother tongue. The visitors could see the challenges posed by the integration of these students and how problems are tackled, not only in terms of language learning but also in the social environment.

After the school visit, the Portuguese teachers went on a tour of Suonmenlinna (one among thousands of Finnish islands), which is located near Helsinki.

Over the last few days, most workshops focused on tech tools and the dream school. There was a closing ceremony where participants received their course certificates, after a summary and course evaluation.

Conhecer a Finlândia profunda – 1

Por terras gélidas mas em ambiente caloroso, os professores Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos e Sandra Silva continuam a fazer valiosas aprendizagens.

A formação “Student-centered learning and 21st century skills” continua a desenvolver-se. No terceiro dia,  foi tempo de visitar a escola Sotunki, nos arredores de Helsínquia, onde o contacto direto com alunos e professores proporcionou um conhecimento real das características do sistema educativo finlandês, das suas virtudes e dos seus problemas.

Ainda no mesmo dia, participaram num workshop sobre  motivação, “growth mindset” e emoções. Também foi feita uma apresentação sobre a forma como se abordam as questões das necessidades educativas específicas e o aconselhamento vocacional, sendo notadas pelos nossos participantes as diferenças em relação a Portugal.

No quarto dia, viajaram para a floresta de Kuusijärvi onde, numa acolhedora cabana, foram trabalhadas estratégias de discussão. À tarde, foi tempo de vivenciar a magnífica experiência da sauna seguida por um mergulho num lago gelado (para os mais corajosos!). Para terminar, um barbecue numa cabana, com comida e bebida típica e muita alegria.

Deep delving into Finland – part 1

In the icy cold but rather friendly Finnish lands, the on-going process of valuable learning continues for the Portuguese teachers Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos and Sandra Silva.

The course “Student-centered learning and 21st century skills” went on with its third-day programme. The teachers from Portugal and Norway were taken to Sotunki school, in suburban Helsinki. Being in direct contact with students and teachers provided real insight into concrete features of the Finnish education system, its key strengths and weaknesses.

During the same day, the teachers participated in a workshop about motivation, growth mindset and emotions. There were also formal presentations about special needs education and guidance counselling. Differences between the Finnish and Portuguese approach to these subjects were highlighted by our participants.

On day 4, all the participants travelled to Kuusijärvi Natural Park. Inside a cosy forest hut, the course trainer presented discussion strategies. After lunch, everyone enjoyed the very popular and extremely hot sauna, which according to tradition is always followed by dipping into the freezing lake (only for the bravest!). Finally, the authentic Finnish experience wouldn’t be complete without a barbecue inside a birch wood hut, with a huge fireplace in the centre, plenty of traditional food, drinks and lots of funny moments.

Finlândia recebe docentes do Agrupamento em formação

Os professores Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos e Sandra Silva encontram-se em Helsínquia para realizarem formação integrada no Programa Erasmus+ “O processo de inovação pedagógica do AEBA – capacitação de docentes”. 

Entre 20 e 26 de novembro, aqueles docentes frequentam o curso “Student-centered learning and 21st century skills”, que alia a aquisição de aprendizagens e competências profissionais ao conhecimento da  cultura do país anfitrião.

Acolhidos por um magnífico manto de neve, logo no domingo os docentes iniciaram as atividades de receção e de integração  bem como de exploração da cidade através de um “amazing race”.

No dia seguinte, foi tempo de conhecer o sistema educativo finlandês e de o comparar com os sistemas educativos em que se inserem os professores que frequentaram este workshop: Portugal e Noruega. Seguidamente, os elementos de cada país presente fizeram uma EduFair, com o objetivo de mostrarem um pouco do seu país, do seu concelho e da sua escola.

Finland welcomes training teachers from Boa Água School

A group of five teachers – Ana Rita Correia, Armindo Serra, Carmo Martins, Teresa Ramos and Sandra Silva – were in Helsinki for an Erasmus+ teacher training programme under the title “Innovative pedagogical process in AEBA – teachers’ capacity-building”.

From 20th through 26th November, these teachers attended an in-service training course called “Student-centered learning and 21st century skills”, that combines the development of training and professional skills with a better understanding of the culture of the host country.

Sunday morning a beautiful mantle of snow greeted the Portuguese teachers, and then the course introduction started with some networking activities and an “Amazing Race” in the streets of Helsinki.

The following day there was the opportunity to learn about the Finnish education system and to cross-check it with the Portuguese and Norwegian education systems, the two countries represented in this course. Afterwards, there was “EduFair 2022” in which Finland, Portugal and Norway showcased a brief overview of each country, region and school of origin.

Aviso aos encarregados de educação do Pré-escolar – Plenário STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local)

Avisam-se todos os Encarregados de Educação do Pré-escolar, que, amanhã, dia 25 de novembro, estando convocado um plenário, em Lisboa, pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local poderá não haver atividade letiva por inexistência de Assistentes de Sala.

Apesar do Agrupamento ser completamente alheio a esta situação, pedimos desde já desculpa pelo eventual transtorno causado, e informamos que as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) funcionarão durante o período letivo, para os alunos inscritos – uma vez que não se trata de uma greve – podendo os Encarregados de Educação ter os seus educandos na escola durante todo o horário habitual.

Maratona de Cartas – Amnistia Internacional

Exmo(a). Sr(a). Encarregado de Educação,

tal como em anos anteriores, o nosso agrupamento associa-se à Amnistia Internacional, no âmbito da Maratona de Cartas, promovendo a recolha de assinaturas que podem salvar vidas. A sua assinatura também conta muito.

Com esta atividade pretendemos formar os nossos alunos como cidadãos proativos, argumentativos e detentores de espírito crítico e interventivo numa sociedade que carece cada vez mais de sensibilidade e respeito pelos Direitos Humanos.

Este ano, a Liberdade de Expressão está em foco, já que os cinco elementos presos, de diferentes partes do mundo se encontram presos por terem manifestado tão só a sua opinião, de forma pacífica.

Pedimos-lhe que acrescente o Código de Escola Z165, para podermos concorrer à possibilidade de ter a visita de alguém da AI ou conversar com alguém via zoom, que nos conte de viva vós o que podemos fazer para melhorar o mundo.

Para conhecer em detalhe, as suas situações, queiram visitar, por gentileza, a página da Amnistia Internacional: https://www.amnistia.pt/maratona/
Poderá assinar apenas uma situação, ou defender as 5.

Se entender por bem, poderá partilhar nas suas redes sociais o apelo à assinatura da Maratona de Cartas e o código da nossa escola Z165 para promovermos juntos esta forma de ativismo.

As crianças com 14 anos ou mais podem assinar a petição. É legal. Caso autorize o seu educando a assinar a petição, queira fazer chegar essa informação via caderneta ao tutor/ Diretor de Turma.
Para mais informações, queira consultar as páginas da Amnistia internacional ou contactar a Professora Bibliotecária da nossa escola através do email be.aeba@aeboaagua.org

1 2 3 64