Matrículas 20/21- Portal Matriculas e Inovar Consulta

De acordo com informação enviada pela DGESTE, “por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, (..) as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática, (..), com exceção de transferências de estabelecimento.”

Assim, deverão os Encarregados de Educação (alunos 2.º,3.º,4.º,6.º,8.º,9.º), fazer a renovação e actualização de dados na central de matriculas do Agrupamento, verificar que têm acesso ao programa Inovar Consulta (https://inovar.aeboaagua.org/inovarconsulta/), onde poderão aceder inserindo os seguintes dados:

Utilizador: nº processo aluno

Password: CC/Passaporte aluno

Ao aceder, procurar (Matrículas Eletrónicas)(Renovação).

Preencher todos os dados, recebendo no fim um comprovativo de renovação.

AVISO: Os dados que sofram alteração, não são visíveis no comprovativo, pois somente fazem efeito na abertura do próximo ano lectivo, após aprovação dos serviços.

TODOS OS ALUNOS QUE TRANSITARAM PARA O 5º,7º E 10º E TRANSFERÊNCIAS TÊM DE REALIZAR A MATRÍCULA ATRAVÉS DO PORTAL DE MATRICULAS (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/) ATÉ DIA 12/07/2020.

Cancelamento da Entrega de manuais MEGA – 2.º e 3.º ciclos

ATENDENDO AOS RECENTES DESENVOLVIMENTOS COM A APROVAÇÃO PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DE NOVAS DECISÕES EM RELAÇÃO A MANUAIS ESCOLARES, A RECOLHA AGENDADA PARA JULHO ENCONTRA-SE CANCELADA PARA PERMITIR AOS ALUNOS UTILIZAREM OS MANUAIS NO INICIO DO PRÓXIMO ANO LETIVO.

Mais se informa que os manuais deste ano letivo terão de ser devolvidos, mas que o período de devolução não foi ainda definido pelo Ministério da Educação.

A Direção

Acesso ao Portal de Matrículas

Como é de conhecimento geral, tem havido vários constrangimentos no acesso ao Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/).

Assim, informamos que segundo informação disponível as renovações de matrículas do 2º ano ao 12º ano serão realizadas até 12 de Julho, pelo que devem encarar todo este processo com tranquilidade, tendo também a certeza que o Agrupamento de Escolas da Boa Água tudo fará para que uma vez mais a nossa Comunidade Educativa seja recebida da melhor forma.

Avaliação Externa do Plano de Inovação – Direção Geral de Educação (DGE)

Caros Alunos e Encarregados de Educação

No âmbito da avaliação e acompanhamento do nosso Plano de Inovação solicito que colaborem com a equipa de avaliação contratada pela DGE preenchendo o respetivo inquérito disponível no link abaixo até ao próximo dia 7 de julho.

ATENÇÃO: Os inquéritos não se referem a alterações de calendário escolar e organização relacionadas com o COVID mas sim a alterações anteriores, no âmbito do Projeto de Inovação – por exemplo, semestralização, junção de turmas de anos diferentes, INCLUDED, etc

 Alunos:  https://forms.gle/1rmSb3rdBb9e9cvLA

Encarregados de Educação: https://forms.gle/NZrRGiBDbbotdxYf7

Grato a todos pela colaboração,

Final do ano letivo – Avaliações

Informamos todos os Encarregados de Educação que no final deste ano letivo, não haverá reuniões presenciais para entrega de avaliações em todos os anos escolares (do Pré ao 9.ºAno).

Assim, deverão os Encarregados de Educação verificar que têm acesso ao programa Inovar Consulta (https://inovar.aeboaagua.org/inovarconsulta/), onde poderão aceder à avaliação dos seus educandos (a partir de 1 de julho de 2020) inserindo os seguintes dados:

Utilizador: nº processo aluno

Password: CC/Passaporte aluno

Separadores: Avaliações/Avaliações de fim de Período

Email suporte: inovarconsulta@aeboaagua.org

Caso não o consigam fazer deverão comunicar tal facto ao docente titular/diretor de turma, para que possam ser utilizados meios alternativos de receção da avaliação final.

Os docentes titulares/diretores de turma agilizarão da melhor forma a eventual entrega de trabalhos e materiais, sempre de acordo com as regras vigentes de distanciamento social.

Candidaturas ASE 1ºCiclo 2020/2021

A Câmara Municipal de Sesimbra informa os encarregados de educação que estão abertas as candidaturas aos serviços de Educação: Ação Social Escolar/Refeições Escolares – 1º Ciclo, Componente de Apoio à Família – Pré-Escolar e Serviço de Transportes Escolares.

Os encarregados de educação devem consultar o documento de procedimentos para apresentação online das candidaturas dos seus educandos (disponível em https://www.sesimbra.pt/pages/927).

No caso de não possuir qualquer forma de apresentar a candidatura em formato digital através da plataforma pode, excecionalmente, apresentar em papel no Balcão Único de Serviços, logo que oportuno, através dos boletins disponíveis para esse efeito (na área da Educação do site da Câmara Municipal de Sesimbra ou no BÚS).

Os documentos necessários para constituir a candidatura, bem como os prazos de entrega e condições de cada serviço, encontram-se estipulados nos respetivos regulamentos (disponíveis em https://www.sesimbra.pt/pages/927).”

Educação Câmara Municipal de Sesimbra

A Direção do Agrupamento de Escolas da Boa Água

Informação Transferências

O pedido de renovação de matrícula com transferência de escola é apresentado, online no Portal das Matrículas (portaldasmatrículas.edu.gov.pt), e é efetuada até ao 3.º dia útil subsequente à definição da situação escolar do aluno.

Caso se verifique a impossibilidade de apresentar o pedido de matrícula por via eletrónica, o/a encarregado/a de educação pode, em alternativa, apresentar o pedido de matrícula presencialmente no agrupamento de escolas ou escola não agrupada frequentado pelo/a aluno/a no ano letivo anterior, devendo informar-se previamente das condições relativas ao atendimento presencial em vigor no estabelecimento de ensino em causa.

Terá também o Encarregado de Educação fazer a comunicação ao Agrupamento de Escolas da Boa Água através da seguinte plataforma: https://forms.gle/TyqG2H1kj7StxpsV7.

Todas as dúvidas podem ser colocadas através do seguinte email : matriculas@aeboaagua.org.

Informação Matrículas 10º Ano 2020/2021

Para o 10.º ano de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é apresentado online no Portal das Matrículas (portaldasmatrículas.edu.gov.pt), nos três dias subsequentes à definição da sua situação escolar do/a aluno/a, entre os dias 2 e 6 de julho de 2020.

Caso se verifique a impossibilidade de apresentar o pedido de matrícula por via eletrónica, o/a encarregado/a de educação pode, em alternativa, apresentar o pedido de matrícula presencialmente no agrupamento de escolas ou escola não agrupada frequentado pelo/a aluno/a no ano letivo anterior, devendo informar-se previamente das condições relativas ao atendimento presencial em vigor no estabelecimento de ensino em causa.

O/A encarregado/a de educação ou o/a aluno/a, quando maior, deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida, e deve indicar igualmente o curso ou cursos pretendidos entre os Cursos Científico-Humanísticos, os Cursos Profissionais, os Cursos do Ensino Artístico Especializado, e os Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Recorrente, entre outros.

Antes de efetuar a renovação de matrícula informe-se sobre os cursos cujo funcionamento está autorizado junto do estabelecimento de ensino frequentado ou na Internet na página da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (separador Escolas > Rede de Oferta Formativa) através da ligação [www.dgeste.mec.pt]. A escolha do estabelecimento de ensino está condicionada à existência de vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 12.º do despacho normativo em vigor.

Posso indicar apenas uma escola como preferência?

Sempre que possível devem ser indicados cinco estabelecimentos de ensino. Quando só é indicada uma preferência, em caso de não obtenção de vaga nesse estabelecimento de ensino, o processo passa de imediato para a colocação administrativa da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares.

Quanto menos opções indicar, mais hipótese tem de ficar sujeito a uma decisão administrativa, ou seja, quantas mais preferências indicar, até ao máximo de cinco, mais hipótese tem de ficar numa opção pretendida. A indicação “sempre que possível” destina-se, sobretudo, a salvaguardar os casos dos territórios onde não há cinco escolas com a oferta pretendida pelos alunos.

Todas as dúvidas podem ser colocadas através do seguinte email : matriculas@aeboaagua.org.

Informações Renovação Matrículas

As Renovações de Matrículas (ano letivo 2020/2021), para todos os alunos de 1º ao 8º ano têm de ser realizadas no Portal das Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/ entre os dias 2 e 6 de julho de 2020.

Têm também de ser comunicadas via aplicação Forms disponível em https://forms.gle/uxdvWbGzktfkFhRo6.

Onde se efetua a renovação de matrícula em qualquer ano/nível de escolaridade?

A renovação de matrícula é apresentada online no Portal das Matrículas (portaldasmatrículas.edu.gov.pt).

Quando se efetua a renovação de matrícula no Ensino Básico?

Dos 2.º ao 12.º ano de escolaridade, até ao 3.º dia útil seguinte à situação escolar do/a aluno/a estar definida no estabelecimento de ensino frequentado pelo/a aluno/a.

Quando, onde e como se realiza a renovação de matrícula no ensino básico?

 Para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade a renovação de matrícula é eletrónica.

 Para os 5.º e 7.º anos de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é eletrónico e o/a encarregado/a de educação deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida. A escolha do estabelecimento de ensino está condicionada à existência de vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 11.º do Despacho Normativo.

Caso se verifique a impossibilidade de apresentar o pedido de matrícula por via eletrónica, o/a encarregado/a de educação pode, em alternativa, apresentar o pedido de matrícula presencialmente no agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas frequentadas pelo/a aluno/a no ano letivo anterior, devendo informar-se previamente das condições relativas ao atendimento presencial em vigor no estabelecimento de ensino em causa.

Informações Portal de Matrículas

A presente aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a jovens.

Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula ano letivo 2020/2021 consulte  as perguntas frequentes da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  • Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
  •  Cartão de Cidadão – Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)

           3.Chave Móvel Digital – Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Manual de Utilização Encarregados de Educação Portal de Matrículas

A Direção do Agrupamento de Escolas da Boa Água

Todas as dúvidas podem ser colocadas através do seguinte email : matriculas@aeboaagua.org.

Candidatura anual à ASE – 2.º e 3.º Ciclos

Aos encarregados de educação

Informa-se que poderá efetuar, através do endereço eletrónico secretaria.boa.agua@gmail.com ou presencialmente, a candidatura anual aos apoios da Ação Social Escolar (ASE) para o próximo ano letivo.

O impresso de candidatura encontra-se, em formato digital, no site do agrupamento e, em papel, nos serviços administrativos do agrupamento.

Prazos de envio ou entrega das candidaturas:

1.ª fase: de 25 de junho a 17 de julho de 2020

Afixação das primeiras listas: 3 de agosto de 2020

2.ª fase: de 1 de setembro a 9 de setembro de 2020

Afixação das listas: 23 de setembro de 2020

Documentos a apresentar (fotocópias ou digitalização)

– Declaração da Segurança Social do ano de 2019 com a indicação do escalão de abono de família do agregado familiar;

– Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de um dos progenitores estar desempregado há mais de 3 meses e lhe esteja atribuído o 2.º escalão do abono de família;

– Outros (se necessário).

Atenção

– Só serão recebidas as candidaturas que apresentarem a documentação, bem como o preenchimento completo de todos os campos do impresso de candidatura.

– Após os prazos estabelecidos, só serão aceites candidaturas em casos de transferências, alterações de dados do agregado familiar e situações especiais (a serem analisadas pela Direção).

– Os candidatos à ASE não podem adquirir particularmente o material escolar.

Boa Água, 18 de junho de 2020

A Direção

Impresso de candidatura (pdf)

Impresso de candidatura (word)

Monitorização do E@D

Como é do conhecimento da Comunidade Educativa do Agrupamento, solicitámos a colaboração de alunos, Encarregados de Educação e docentes na monitorização das atividades de Ensino à Distância (E@D) de modo a melhor conhecermos a opinião de todos em relação ao decorrer destas atividades e permitir uma melhor preparação do próximo ano letivo.

Importa por isso dar-vos conhecimento dos resultados apurados que foram já apresentados em Conselho Pedagógico e que divulgamos abaixo.

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a Técnicos Superiores – Psicologia

Torna-se pública a abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 1 posto de trabalho no Agrupamento de Escolas da Boa Água, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Toda a informação está também disponível na BEP através da oferta OE202006/0159 até dia 23 de junho de 2020.

https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2020/06/prevap-psicologa_ass.pdf

1 2 3 52