Clube Ubuntu Boa Água com o povo ucraniano

Sensibilização e solidariedade

O Clube Ubuntu do Agrupamento de Escolas da Boa Água desenvolveu ao longo da primeira semana de março um conjunto de atividades solidárias com o povo ucraniano.

Por forma a sensibilizar e mobilizar toda a comunidade para a situação que se vive naquela zona da Europa, os alunos do Clube Ubuntu construíram 150 laços de lapela com as cores da bandeira ucraniana que distribuíram pela comunidade em simultâneo com a distribuição de fitas azuis e amarelas para construção de uma bandeira ucraniana no portão de entrada da escola sede. Estas fitas foram distribuídas a todos os elementos, crianças e adultos, nas quais foram registadas mensagens de paz e posteriormente atadas de forma simbólica ao portão.

Além destas iniciativas ainda responderam ao apelo da Academia de Líderes Ubuntu (IPAV) para a construção humana da palavra “Paz” mobilizando todas as unidades escolares do agrupamento, atividade esta que se desenvolveu de forma síncrona por todo o país.

Por último, apelaram a toda a comunidade para se juntar à angariação de bens alimentares e outros produtos, desenvolvida pelas Paróquias da Boa Água e de Azeitão. Esta iniciativa teve um sucesso muito superior ao inicialmente esperado, sendo que os bens angariados foram encaminhados no passado domingo aos refugiados que se encontram na fronteira da Ucrânia.  

O Agrupamento de Escolas da Boa Água e o seu Clube Ubuntu agradecem a todos os cidadãos que se associaram a estas iniciativas, assim como às empresas que prestaram apoio ou cederam alguns dos seus recursos.