MOBILIDADES
“Becoming a Biomaker School” em Mobilidade à Islândia
30th September-7th October 2023
O projeto BBS continua em desenvolvimento no nosso agrupamento e desta vez
levou um grupo de 6 alunas e 2 professoras até a Olafsfjordur na Islândia, inserido no projeto 2023-1-PT01-KA121-SCH-000121181.
O grupo tem desenvolvido trabalhos no âmbito da sustentabilidade ambiental além
de contactar com a realidade cultural e social da região.
Também tem sido gratificante contactar com a realidade educativa da escola
anfitriã “Menntaskólinn á Tröllaskaga”. Uma escola inovadora que se adaptou às
necessidades da sua população e geografia, revelando-se um caso de sucesso na
Islândia.” O grupo em mobilidade realizou variadas tarefas no âmbito da sustentabilidade do planeta.
A reflexão sobre este tema levou-nos à ação e assim entre debates, plantação
de árvores e limpeza de praias a atividade continuou.
O grupo teve ainda oportunidade de ver baleias no seu ambiente natural e pescar
no mar, o que se revelou uma experiência fantástica.
Quase no fim, mas ainda com algumas atividades previstas por realizar o grupo vai
aproveitar para cimentar algumas novas amizades.

Curso de formação em Soverato
“CLIL is a practice – a training course for the creation of interactive lessons in foreign languages”
27th november- 2nd december 2023
No âmbito do projeto 2023-1-PT01-KA121-SCH-000121181 e no intuito de providenciar uma educação de maior qualidade aos seus alunos e na perspectiva de desenvolvimento de competências essenciais para a sua vida futura, as professoras Catarina Gonçalves, Fátima Nave, Felicidade Andrade e Sandra Lourenço, em representação do Agrupamento de Escolas da Boa Água, encontram-se em Soverato, no sul da Itália, durante a semana de 27 de novembro a 2 de dezembro a frequentar o curso CLIL is a practice – a training course for the creation of interactive lessons in foreign languages.
Com a frequência deste curso, o Agrupamento de Escolas da Boa Água pretende iniciar a implementação do projeto CLIL, que consiste na aprendizagem de conteúdos disciplinares em língua estrangeira. Além de motivar os alunos, esta metodologia permite o desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas em língua estrangeira de forma integrada e contextualizada.
Num mundo cada vez mais global e num mundo do trabalho cada vez mais internacionalizado, estas serão deveras competências consideradas essenciais para um futuro bem-sucedido dos nossos alunos.

Informações sobre as mobilidades 2024 – 2025
Mobilidade com Grupo de Alunos: SEAs4IE (entre outubro 2024 e abril 2026)
No âmbito da acreditação Erasmus+ do nosso Agrupamento, iremos coordenar mais um projeto, que envolverá professores e alunos de 1º e 2º ciclo. Para desenvolvimento do referido projeto e disseminação das Ações Educativas de Sucesso (Projeto INCLUD-ED), teremos o prazer de ter como parceiros o Instituto Comprensivo Manzoni-Radice Lucera (Itália); Nasza Szkola (Polónia) e CEIP Jaume I Alcàsser, Valência (Espanha). Os objetivos desta parceria são os seguintes:
Neste âmbito, encontram-se abertas as candidaturas para duas vagas de professores de 1º ciclo e duas vagas de professores de 2º ciclo que estejam interessados em integrar esta equipa, sendo que a sua seleção implicará a participação em pelo menos uma mobilidade ao estrangeiro; a planificação e organização da estada das escolas parceiras em Portugal; a planificação e implementação de ações educativas de sucesso durante a duração do projeto, assim como a sua disseminação, promoção e implementação após a sua conclusão.
Os objetivos desta parceria visam fundamentalmente permitir a estudantes e professores a exploração dos princípios básicos das Ações Educativas de Sucesso, sendo estas:
- ações que geram melhorias significativas nos resultados académicos dos alunos;
- ações que possuem carácter de transferência entre diversos contextos. O que significa que independentemente de onde são aplicadas, os alunos atingem resultados positivos;
- ações que têm sido aplicadas na investigação científica, incluindo assim as vozes de todos os envolvidos na comunidade educacional.
Outros objetivos desta mobilidades:
– desenvolver a autoconsciência ambiental, nos âmbitos social, natural e cultural;
– melhorar as competências linguistas (inglês) e conhecimento cultural dos países envolvidos.
Curso de formação: “CLIL IS PRACTICE. A training course for the creation of interactive lessons in foreign languages” (dezembro 2024 ou janeiro 2025)
Público-alvo: professores 1.º, 2.º e 3.º ciclo
O CLIL é cada vez mais adotado pelos Ministérios da Educação como uma abordagem inovadora ao ensino das línguas modernas, como um método motivador para o ensino de áreas disciplinares ou simplesmente como um contributo para internacionalização e o ideal do multilinguismo. Com este crescimento exponencial, a falta de professores CLIL competentes e formados tornou-se mais evidente. Os professores de conteúdos são frequentemente monolingues e podem não reconhecer os benefícios de se tornarem bilingues, enquanto os professores de línguas podem não se sentir proficientes no conhecimento da área disciplinar necessário para o ensino dos conteúdos. É necessária formação que incida nas competências das três áreas necessárias: capacidade linguística alvo, conhecimento da matéria e metodologia CLIL.
Propõe-se uma formação que não é um curso comum de aprendizagem de inglês, mas é ministrada por formadores nativos de inglês que realizam aulas interativas visando o desenvolvimento de competências transversais como: criatividade, motivação, uso inteligente e focado nas TIC, para ministrar aulas específicas de língua inglesa sobre temas que não fazem parte da língua e literatura inglesas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
– Aprender como conduzir aulas CLIL interativas, desenvolvendo uma utilização mais inteligente e mais focada das TIC no desenvolvimento de aulas CLIL;
– melhorar competências transversais como criatividade, comunicação e mais liderança na utilização de métodos motivacionais para um melhor envolvimento dos alunos;
– ampliar as perspetivas sobre a criação de planos de aula inovadores que abranjam todas as disciplinas;
– capacitar a sua capacidade de usar a linguagem técnica inglesa relacionanda com o CLIL.
We are All Special Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom (janeiro 2025)
Público-alvo: professores 1.º, 2.º e 3.º ciclo
Este curso foi elaborado para oferecer uma compreensão mais profunda da dinâmica das aulas, do bem-estar dos alunos, do sucesso da aprendizagem e do envolvimento da família em escolas inclusivas.
“Somos todos especiais” reflete a atitude que os educadores podem ter em aulas inclusivas, a fim de evitar a rotulagem, o isolamento ou o bullying em relação aos alunos com necessidades especiais. Numa sala diversificada, diversidade é sinónimo de compreensão, integração e oportunidade.
Os participantes receberão uma introdução a questões como a dislexia e a dispraxia, TDAH, DDA, depressão, bipolarismo, autismo e outras deficiências intelectuais e físicas. Serão também incentivados a partilhar as suas experiências e as dificuldades que possam ter encontrado na sua profissão.
Serão oferecidas uma série de atividades práticas para prevenir o isolamento e comportamentos perturbadores desde o início do ano letivo, considerando a interação e o apoio entre pares como elementos fundamentais para desenvolver habilidades sociais e autoconfiança, e lidar com o stress e o desamparo.
Os participantes também experimentarão técnicas eficazes de relaxamento e atividades baseadas em movimentos, para serem utilizadas com alunos com necessidades especiais e com a restante turma.
Finalmente, os participantes serão treinados na utilização de estratégias positivas e práticas para melhorar a comunicação eficaz com os pais e com o resto da turma.
O curso ajudará os participantes a:
– adquirir, refletir e atualizar conhecimentos sobre as principais deficiências, tais como deficiências de aprendizagem, intelectuais e de desenvolvimento físico;
– Trocar reflexões e práticas, compartilhar dificuldades e soluções com colegas;
– Experimentar atividades concretas para prevenir o isolamento e comportamentos perturbadores, que podem ser replicadas na sala de aula;
– aprender como capacitar a interação entre pares e o apoio a outros colegas com necessidades especiais e colegas de turma;
– Praticar uma comunicação eficaz e positiva com os pais.
