ATIVIDADES
ATIVIDADES PARA MOBILIDADES
As atividades de mobilidade financiadas no âmbito da Ação-chave 1 (KA120 + KA121) devem contribuir para:
- a aprendizagem dos indivíduos
- o desenvolvimento institucional
- a internacionalização do agrupamento
Nota importante: qualquer atividade de mobilidade deve dar resposta às necessidades e objetivos da organização
PRIORIDADE a projetos que envolvem pessoas com menos oportunidades
A Comissão Europeia e Agência portuguesa estabeleceram como prioridades projetos que apoiem a remoção de obstáculos à mobilidade, nomeadamente com enfoque direto na inclusão, no apoio a entidades sem experiência ou com menos capacidade ou que fomentem a mobilidade de alunos de longa duração.
«As pessoas com menos oportunidades são pessoas que, por motivos económicos, sociais, culturais, geográficos ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos a deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, enfrentam obstáculos que as impedem de ter acesso efetivo a oportunidades de educação ao abrigo do programa.»
APOIO LINGUÍSTICO
Online Language Support | Erasmus+ (europa.eu)
OLS é o serviço gratuito disponibilizado pela CE para apoio linguístico aos participantes em mobilidade. O lançamento está a ser feito progressivamente até março de 2023.
- Área restrita – para participantes Erasmus+ de acordo com as suas necessidades e interesses; com maior interação e recurso a tecnologias
- Área aberta – a qualquer cidadão que queira melhorar as suas competências linguísticas
QUEM PODE ACEDER À ÁREA RESTRITA
Alunos e pessoal do ensino escolar codificados no Módulo do Beneficiário (BM) – a disponibilizar pela pessoa de contacto – serão automaticamente inscritos.
LÍNGUAS
Alemão, Búlgaro, Checo, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol, Estoniano, Finlandês, Francês, Gaélico Irlandês, Grego, Holandês, Húngaro, Inglês, Italiano, Letão, Lituano, Maltês, Polaco, Português, Romeno e Sueco. Gradualmente, irão ser disponibilizadas as 29 línguas oficiais dos Estados-Membros da UE e países.