Curso em Budapeste – CLIL e PBLL uma nova abordagem
O terceiro dia centrou-se no desenvolvimento de competências práticas para o planeamento de projetos, com um foco especial na integração interdisciplinar. Explorámos ferramentas digitais que podem ser utilizadas para criar materiais didáticos interativos e colaborar com os alunos de forma mais eficaz. Através de workshops dinâmicos, tivemos a oportunidade de criar os primeiros esboços de
projetos baseados nas temáticas abordadas. Foi um dia bastante produtivo, com muitas ideias a serem geradas e partilhadas.
No quarto dia, o foco esteve na avaliação de projetos dentro do contexto PBLL e CLIL. Discutimos formas de assegurar que os critérios de avaliação refletem o progresso dos alunos, não só em termos de conhecimento, mas também no desenvolvimento de competências colaborativas e linguísticas. Também tivemos sessões práticas para melhorar a nossa capacidade de avaliar o impacto dos projetos no envolvimento dos alunos, garantindo que as metodologias promovem aprendizagens significativas.
O quinto e último dia foi dedicado à partilha de experiências e à consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da semana. Cada grupo apresentou o seu projeto final, recebendo feedback dos formadores e dos colegas. Este momento foi extremamente valioso, permitindo-nos refletir sobre a aplicabilidade prática dos nossos projetos e sobre os ajustes necessários para os adaptar ao nosso contexto. Concluímos o curso com um sentimento de realização e entusiasmo, motivadas para implementar as aprendizagens no nosso agrupamento escolar.
Como grupo, consideramos que esta formação foi uma experiência transformadora, proporcionando-nos ferramentas e estratégias para inovar as nossas práticas pedagógicas. Estamos confiantes de que os conhecimentos adquiridos terão um impacto positivo nas nossas escolas, professores e nas aprendizagens dos nossos alunos.


