Includ-Ed

O Projeto INCLUD-ED tem como principal objetivo alcançar o sucesso escolar de todos e todas promovendo a coesão social e a participação das famílias.

O INCLUD-ED resultou da pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenada pelo CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona. Esta investigação permitiu encontrar ambientes de aprendizagem que proporcionam excelentes resultados académicos e de inclusão. O estudo indica que o sucesso académico está intimamente ligado às interações pessoais num ambiente de convivência e de partilha de experiências e de saberes aplicando os 7 princípios da aprendizagem dialógica. Através desta investigação, o estudo identificou 6 ações educativas de sucesso (AES), que promovem a coesão social e alcançam o sucesso educativo de TODOS.

 

            

 

No Agrupamento de Escolas da Boa Água encontramos uma unidade escolar que se transformou em COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM no ano letivo 2017/2018. A EB1 n.º 2 da Quinta do Conde passou pelas fases de aplicação, implementando progressivamente as ações educativas de sucesso (AES). Famílias, docentes, assistentes operacionais e alunos formaram diferentes comissões mistas e aplicam em contexto escolar os GRUPOS INTERATIVOS, as TERTÚLIAS DIALÓGICAS e a BIBLIOTECA TUTORADA.

 

             

 

No presente ano, 2018/2019, o INCLUD-ED foi abraçado pelos Departamentos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, sendo aplicável em qualquer nível de ensino. A EB1 n.º 2 da Quinta do Conde, através da votação em comissão gestora e posterior parecer dos Pais/EE da escola, decidiu dar continuidade à COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Nas restantes unidades escolares, após a fase de sensibilização e de formação, aplicar-se-ão GRUPOS INTERATIVOS e TERTÚLIAS DIALÓGICAS. O INCLUD-ED na Boa Água alcançará os 700 alunos, a equipa pedagógica, as famílias e restante comunidade educativa.